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APPS E SITES LIDERAM NA PREFERÊNCIA DOS CONSUMIDORES, MAS 82% AINDA COMPRAM NAS LOJAS FÍSICAS, APONTA PESQUISA CNDL/SPC BRASIL


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Uma pesquisa sobre consumo multicanal, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, revela a consolidação do consumidor omnichannel no Brasil.


O estudo aponta que, embora os canais digitais (sites e apps) liderem as compras com 95% de preferência, o varejo físico ainda é relevante para 82% dos clientes. No entanto, essa convivência exige integração total de preços e experiências, já que 73% dos consumidores solicitam o mesmo valor do e-commerce ao vendedor da loja física, e 91% priorizam empresas com boa reputação online.


O estudo, que analisou os hábitos de internautas que realizaram compras online nos últimos 12 meses anteriores a pesquisa, destaca a convivência e a integração cada vez mais fluida entre canais digitais e lojas físicas, influenciada por fatores como reputação online, personalização, experiência de compra e a busca por preços e conveniência.


Os aplicativos de lojas (80%) e os sites de lojas (79%) são os líderes de utilização para as compras. No entanto, as lojas físicas mantêm sua relevância. Os principais locais de compra física citados são:

- Supermercados (69%)

- Shopping centers (49%)

- Lojas de rua (48%)


As lojas físicas são vistas como superiores em atributos-chave da experiência:

- Facilidade de troca (63%)

- Melhor atendimento (58%)

- Demonstração do produto (55%)

Já os sites lideram em variedade de produtos (44%) e melhores preços (44%).

 

Pesquisa de informação e preço: o consumidor estratégico

 

A busca por informação antes da compra é majoritariamente online (92%). Os canais mais utilizados para pesquisa de produtos são:

- Sites e apps de lojas varejistas (26%)

-Buscadores (Google, Yahoo, Bing, etc.) (26%)

-Sites /apps de comparação de preços (20%)


Antes de finalizar uma compra online, 96% dos consumidores pesquisam preço. Os principais canais de pesquisa de preço são:

- Buscadores de informação (43%)

- Sites e aplicativos de lojas varejistas (41%)

- Site/aplicativo do fabricante e sites/apps de comparação de preços (ambos com 32%)

 

Preço integrado: o desafio da loja física

 

A inconsistência de preços entre canais é um ponto de fricção. Quando o consumidor encontra preços diferentes entre o site e a loja física, eles afirmam que:

- 18% compram diretamente pelo site da loja, com frete grátis.

- 17% aceitam o preço físico sem negociação.

- 16% obtêm o desconto na hora, com o vendedor cobrindo a oferta online.

- 18% nunca pediram, principalmente por não acreditarem na flexibilidade do vendedor em igualar os preços.

 

Reputação online e comunicação rápida

 

A reputação da marca online é um fator determinante, mas os consumidores também avaliaram outros aspectos que interferem nas compras:

- Frustração com falta de informação: 73% se frustram ao não encontrar informações essenciais sobre lojas físicas na internet.

- Cashback: 67% dão preferência a empresas que oferecem cashback.

- Agilidade no pagamento: 47% deixam dados bancários e de cartão salvos em sites de compras para agilizar transações futuras.

- Live Commerce: 31% já utilizaram o live commerce como canal de compra.


O canal de contato preferido para comunicação comercial é o WhatsApp (62%).


“Os resultados confirmam o consumidor omnichannel como realidade consolidada no Brasil. A valorização de reputação online, cashback, agilidade de pagamento e informações claras sobre lojas físicas reforça que a experiência do cliente é percebida como um conjunto único, independentemente do canal”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

 

Aceitação da inteligência artificial e personalização

 

O uso de dados e Inteligência Artificial (IA) para personalização de ofertas e atendimento ao consumidor é bem recebido:

- 76% dos entrevistados estão mais propensos a comprar de lojas que oferecem recomendações e ofertas personalizadas.

- 55% costumam abrir e-mails com ofertas e promoções de empresas.

- 46% veem a personalização no atendimento de forma positiva, sentindo-se valorizados.


A interação com canais de atendimento automatizados também é crescente:

- 70% já interagiram com chatbots ou assistentes virtuais em lojas ou serviços online.

- A qualidade das interações com atendimento digital foi considerada excelente por 25% e boa por 55%.

 

(Fonte: CNDL/SPCBrasil/Foto:Freepik)

 

 

 
 
 

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