top of page

NÚMERO DE EMPRESAS INADIMPLENTES DO BRASIL TEVE CRESCIMENTO DE 10,28% EM JULHO DE 2025


ree

As empresas enfrentam um ambiente econômico desafiador no país, onde o alto custo do crédito eleva a inadimplência e impacta diretamente os negócios. De acordo com o Indicador do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o número de empresas inadimplentes do Brasil teve crescimento de 10,28% em julho de 2025 em relação a julho de 2024. A variação anual observada em julho deste ano ficou acima da observada no mês anterior. Na passagem de junho para julho, o número de devedores caiu ‐0,36%.


Os dados mostram ainda que em julho de 2025, cada empresa negativada devia, em média, R$ 6.827,46 na soma de todas as dívidas. Considerando todas essas dívidas, cada empresa inadimplente devia, em média, para 1,75 empresas credoras.


“Com as taxas de juros do país em patamares elevados, tomar crédito para financiar o negócio ou capital de giro custa muito mais caro, e isso impacta diretamente a saúde financeira da empresa”, destaca o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Júnior.


Uma pesquisa realizada pela CNDL e pelo SPC Brasil mostra que para metade dos donos de empresas do setor de comércio e serviços de todo o país (50%) é difícil ou muito difícil tomar crédito em instituições financeiras para a empresa. Dentro deste cenário, Pellizzaro alerta sobre a importância do controle do Score do CNPJ das empresas, sobretudo as micro e pequenas, que dependem do acesso ao crédito para operar e manter as contas em dia.


“A negativação do CNPJ traz grandes prejuízos para a empresa, uma vez que impacta no aceso ao crédito e nas transações comerciais com fornecedores e parceiros. Manter um bom Score do CNPJ e observar qualquer alteração é fundamental para a sustentabilidade dos negócios e para que eles mantenham condições viáveis de financiamentos”, diz.


O indicador mostra que em julho de 2025, o número de dívidas em atraso no Brasil teve crescimento de 11,72% em relação ao mesmo período de 2024. O dado observado em julho deste ano ficou acima da variação anual observada no mês anterior. Na passagem de junho para julho, o número de dívidas apresentou recuo de ‐0,04%.


Medido mensalmente, o Indicador de Inadimplência de Pessoas Jurídicas do SPC Brasil busca avaliar a evolução do número de empresas negativadas e do número de dívidas em atraso registradas nas bases às quais o SPC Brasil tem acesso.

 

(Fonte: CNDL/SPC Brasil/Foto; Pixabay)

 
 
 

Comentários


anuncio vertical.png
anuncio horizontal.png
ADS-ASSOCIADO.png

© 2024 Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís. Todos os direitos reservados.

LogoCDLSaoLuis.png

© 2025 CDL São Luís - Todos os direitos reservados.

CNPJ: 06.011.555/0001-15 | Rua da Estrela, 508 - Centro Histórico, São Luís - MA, CEP: 65010-200 | Telefone: (98) 3212-9000

Inscreva-se em nossa lista e receba informações atualizadas do mundo dos negócios.

Obrigado(a)!

© 2025 Samy Developers - Todos os direitos reservados.

CNPJ: 52.762.003/0001-66 | Travessa da Estrada de Ribamar, S/N - Saramanta, São José de Ribamar - MA, CEP: 65120-346 

bottom of page