ABERTURA DE EMPRESAS CRESCE NO PRIMEIRO TRIMESTRE, NO MARANHÃO

No primeiro trimestre de 2024 foram abertas 14.379 empresas no Maranhão, o maior número da série histórica de formalizações no trimestre e um aumento de 6% em comparação ao mesmo período de 2023. Os setores com maior taxa de crescimento foram os de serviço, agropecuária e construção. Os dados são do Boletim Empresarial, gerado pela Junta Comercial do Maranhão (Jucema), nesta sexta-feira (12), que fornece indicadores detalhados do quantitativo de empresas registradas no estado.

Segundo o boletim, as cidades que mais atraíram a abertura de empresas foram São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Balsas e Timon.

O estudo também mostra que no período houve uma leve predominância dos empreendedores do sexo masculino com um crescimento de 10% nos negócios comandados pelos homens. Já o número de empreendedoras inscritas teve um aumento de 6,8%.

As atividades econômicas que se sobressaíram entre as empresas abertas estão as de transporte, administração, educação, alojamento e alimentação. Já os pequenos negócios representam 95% do total das formalizações nos três primeiros meses de 2024. São mais de 13 mil negócios desse porte movimentando a economia, gerando emprego e renda no início do ano para os maranhenses.

Outro dado positivo desse primeiro trimestre está relacionado à formalização de grandes empresas que tiveram um aumento de 100% nas formalizações em relação à 2024.

De acordo com o presidente da Jucema, Sérgio Sombra, esse resultado vem sendo positivo ao longo dos meses no Maranhão. Ele citou como exemplo o número recorde de novos CNPJs no ano passado que teve o melhor resultado da série histórica.

“O painel de empresas da Jucema tem consolidado estatísticas que mostram um Maranhão em constante crescimento de novos negócios. Isso revela que as políticas de fomento ao empreendedorismo e as ações de desburocratização têm sido estratégicas e assertivas para esse desempenho”, explicou o gestor da Junta Comercial do Maranhão.

Ações de desburocratização

Uma série de iniciativas do Governo do Estado, por meio da Jucema, para simplificar o ambiente de negócios estão sendo concretizadas nos últimos meses. A mais recente é a integração do Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária ao sistema Empresa Fácil que possibilita que a emissão de licenciamentos seja totalmente online, ou seja, o procedimento deixa de ser presencial e passa a ser de maneira mais rápida e segura para que as empresas/cidadãos possam exercer suas atividades dentro da regularidade.

Os dados empresariais estão disponíveis no painel estatístico da Jucema e o Boletim Empresarial no site da Jucema.

(Fonte: Jucema/Foto: Freepik)