top of page

BRASIL LIDERA RANKING DOS PAÍSES MAIS COMPLEXOS PARA FAZER NEGÓCIOS


O Brasil, de acordo com o relatório anual da empresa especializada em ajudar clientes a investir e operar com segurança, TMF Group, é o país mais complexo do mundo para fazer negócios.

Completando o pódio do ranking, que analisou ambientes de negócios e compliance de 77 países, a partir de 290 critérios, estão a França e o México, em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

De acordo com Rodrigo Zambon, diretor do TMF Group Brasil, o que faz do Brasil mais complexo, principalmente, é a quantidade de camadas com suas especificidades de legislação e tributação, com municípios, estados e federações.

Zambon explicou que, com mais de 40 mil páginas, o código tributário brasileiro também torna a vida das empresas mais difícil: “Há medidas importantes, inclusive do governo, que sinalizam para simplificação, como a reforma tributária”. Para ele, “o Brasil precisa evoluir num compasso que pode ser maior ou menor do que as demais jurisdições do mundo, e, nesse caso, há jurisdições mais evoluídas”.

Na opinião do executivo, existem algumas medidas que podem ser tomadas para que a percepção de complexidade para o Brasil seja reduzida. “A primeira delas é a agilidade para se construir e se executar procedimentos, constituição de empresas e relatórios de obrigação legal. Segundo, a confiabilidade e qualidade do suporte das instituições, seja o governo ou um órgão regulador”, opinou.

“Um terceiro ponto importante é a instabilidade, principalmente para o investidor, que tem visão de longo prazo. Sendo assim, se requer na agenda do investidor segurança de que o regime estará estável, o conjunto de leis será perene a longo prazo. Por último, aderência a normas internacionais de reporting, contabilidade, entre outras, que são comumente utilizadas por grandes corporações”, Zambon finalizou.

Entre os países menos complexos para os negócios, estão as Ilhas Maurício (68º), El Salvador (69º), Hong Kong (76º) e, em último lugar, a Dinamarca (77º).

Confira os 10 países mais complexos para negócios:

1- Brasil

2- França

3- México

4- Colômbia

5- Turquia

6- Indonésia

7- Argentina

8- Bolívia

9- Costa Rica

10- Polônia


(Fonte: Site Administradores. com/ Foto:Pexels)



Σχόλια


bottom of page