top of page

INFLAÇÃO EM NOVEMBRO DESACELEROU PARA QUASE TODAS AS FAIXAS DE RENDA, DIZ IPEA


A inflação em novembro desacelerou para todas as faixas de rendas, em exceção da classe referente às famílias mais ricas, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) .

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial no país, desacelerou em novembro a 0,39%, ante o avanço de 0,56% registrado em outubro, mostrou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O movimento de alívio sentido pelas famílias de rendas mais baixas foi impulsionado, principalmente, pela melhora no desempenho do grupo “habitação”, com uma queda de 6,3% das tarifas de energia elétrica.

Com isso, as famílias de renda baixa passaram de ser impactadas com uma inflação de 0,75% em outubro para 0,32% em novembro.

Esse movimento aconteceu apesar da alta de 1,55% nos alimentos, sob impacto de um aumento de 8,02% nos preços das carnes, que geralmente atinge as classes mais pobres devido ao peso que esse grupo exerce no orçamento.

O grupo “despesas pessoais” causou uma pressão inflacionária em todas as classes de renda, em parte pela alta de 14,9% dos cigarros para as famílias mais pobres e dos reajustes dos serviços de recreação e lazer para as famílias mais ricas.

As famílias de renda alta também sentiram uma pressão do grupo “transporte”, com um reajuste de 22,7% nas passagens aéreas. E com isso, esse grupo registrou um avanço de 0,64% no mês passado, ante o 0,27% indicado em outubro.


(Fonte: CNN Brasil/Foto:Pixabay)

 

Комментарии


ADS-ASSOCIADO.png
CARD CEAPE ads.png
bottom of page