BRASIL TEM MAIS DE 4 MILHÕES DE EMPREENDEDORES ACIMA DOS 60 ANOS
Segundo levantamento do Sebrae, de 2012 a 2023, houve um aumento de 42% em donos de negócios seniores. Muitos em início de jornada.
“Por conta da tendência de longevidade, o que a gente vê são pessoas se aposentando com mais de 20, 30 anos de vida produtiva. Então, o que fazer? Diante de um mercado de trabalho preconceituoso, que não os absorve, muitos enxergam no empreendedorismo uma forma de complementar a renda e permanecerem ativos”, reflete Juliana Lima, analista do Sebrae Rio.
Os empreendedores com 60 anos ou mais estão distribuídos, principalmente, nos setores de Serviços (36,4%) e Comércio (21,9%).
No Sebrae Rio, o projeto de Economia Prateada atende empreendedores a partir de 50 anos, e algumas características são mais comuns entre eles, que têm idades entre 51 e 69 anos. A maior parte dos negócios não exigiu grandes investimentos iniciais e pôde ser criada em casa. Muitos se baseiam em habilidades manuais, como artesanato, fabricação de bijuteria e de alimentos, além dos segmentos de moda e moda circular, educação e treinamento. Franquia é um tipo de negócio bastante procurado, por ter os processos já estruturados.
Opção em alta
Clodoaldo Nascimento, presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF) Rio, tem observado uma tendência crescente de franqueados acima dos 60 anos.
“Um modelo de negócios estruturado, que oferece suporte contínuo aos franqueados, reduz a incerteza e o risco em comparação com um negócio começando do zero. O reconhecimento da marca, treinamentos e acesso a fornecedores também são fatores importantes na hora de começar um negócio”, diz.
Medo e maturidade, os dois lados da moeda
Gerir um negócio tem dificuldades em qualquer idade. Nos novatos de 60 anos, porém, o medo das tecnologias é um desafio comum a superar.
“Os franqueados acima dos 60 anos podem enfrentar desafios de adaptação às novas tecnologias, mas tudo pode ser aprendido e superado. Além disso, alguns negócios têm um ritmo intenso, e o franqueado necessita lidar com a gestão de equipes”, diz Clodoaldo Nascimento.
Na raiz dessas dificuldades, muitas vezes mora o medo. "São crenças e mitos de que é muito tarde, de que a tecnologia é difícil. Por isso, para começar a empreender, primeiramente é preciso acreditar em si, crer que é capaz", aponta Juliana.
E são mesmo. No Brasil, os empresários seniores têm renda média de R$ 3.347, 41% maior do que os empreendedores jovens, aponta uma pesquisa do Sebrae divulgada este ano. Ao lado de quem começa com a idade avançada, aliás, estão alguns fatores:
"Eles conseguem trazer para o negócio a maturidade, a resiliência e a experiência profissional. O networking também é uma ferramenta importante. Eles escolhem muito mais o que querem. Buscam prazer no que estão fazendo", pontua a analista do Sebrae.
(Fonte: Extra/Foto:Freepik)
Comments