Cadastro Positivo

Imprimir

O QUE É

O QUE É?

O Cadastro Positivo é um banco de dados com informações de operações de crédito e obrigações de pagamento quitadas ou em andamento, de pessoa física ou de pessoa jurídica. Disciplinado pela Lei Federal 12.414, de 09 de junho de 2011, o Cadastro Positivo poderá beneficiar o consumidor, pessoa física e jurídica, na obtenção de financiamentos/empréstimos, redução dos juros e melhoria dos prazos para a realização de compras. Isso porque as informações do histórico de pagamentos poderão ser utilizadas pelas instituições financeiras e lojistas como ferramenta para análise mais completa do consumidor a fim de proporcionar melhores condições na relação comercial*.

Poderão aderir ao Cadastro Positivo Pessoas Físicas (acima de 18 anos ou emancipados) e Pessoas Jurídicas, adimplentes e inadimplentes

*A análise de crédito e seus benefícios são de responsabilidade das instituições de financeiras e lojistas.

COMO FUNCIONA

COMO FUNCIONA?

O consumidor, pessoa física ou jurídica, autoriza a abertura do seu Cadastro Positivo, mediante ao preenchimento e assinatura de um termo de adesão, para que o seu histórico de pagamentos, realizados ou que venha a realizar, sejam disponibilizados às instituições financeiras e empresas credenciadas junto ao SPC Brasil. (Somente com a finalidade única e exclusiva de subsidiar a análise para e eventual concessão ao crédito).

Quais informações serão disponibilizadas no histórico de pagamentos?

As informações que serão visualizadas pelas instituições financeiras e pelos lojistas são:

  • Valor total da compra;
  • Valor das parcelas;
  • Data dos vencimentos;
  • Data dos pagamentos;
  • Valor dos pagamentos;
  • Dados cadastrais do consumidor.
Que tipo de compra é disponibilizado?

Constarão no histórico de pagamento informações oriundas de financiamentos, empréstimos, compras a prazo e despesas com o fornecimento de água, esgoto, luz, gás, telefone (exceto modalidade pós-pago), assistência médica, odontológica, internet, TV por assinatura, escolas, administradoras de cartões e instituições financeiras.

CADASTRE-SE AQUI

CADASTRO

Abaixo você escolhe a melhor forma de aderir ao Cadastro Positivo do SPC Brasil

ONLINE - CERTIFICADO DIGITAL

Envio Pelos Correios

Presencial CDL São Luís

CONSULTA PESSOAL

O QUE É CONSULTA PESSOAL?

Ao finalizar a sua adesão ao Cadastro Positivo SPC Brasil, você terá acesso às suas informações do seu histórico de pagamentos que serão divulgadas às instituições financeiras e lojistas. (Somente com a finalidade única e exclusiva de subsidiar a análise e eventual concessão ao crédito).

Na consulta pessoal você poderá ver também:

  • Quais empresas consultaram o seu Cadastro Positivo no últimos (6) meses;
  • Informações sobre o seu histórico de pagamentos;
  • Informações sobre as suas operações de crédito finalizadas e/ou andamento;
  • Contato das empresas que fornecem o seu histórico de pagamentos;

Caso não tenha senha cadastrada, entre em contato com a nossa central de atendimento através do número (11) 3549-6800, digitando a opção 1 “Consumidor” e novamente 1 “Cadastro Positivo”, de segunda a sexta, das 09h00 às 18h00. Solicite a sua atualização cadastral e o reenvio da sua senha.

 

CONSULTA CADASTRO POSITIVO

DUVIDAS

1 - Estou negativado (a), posso participar do Cadastro Positivo?

Sim, pois são bases de dados diferentes. O Cadastro Positivo registra somente os dados de adimplemento, ou seja, só será alimentado o seu histórico de pagamentos.

2 – Quais são os benefícios para o consumidor inadimplente?

Ser analisado pelos pagamentos que ele realiza e não apenas pelas restrições existentes em seu nome, o que poderá também auxiliá-lo na organização de suas finanças.

3 – O Cadastro Positivo é pago?

Não. O Cadastro Positivo é gratuito.

4 – Qualquer pessoa pode participar do Cadastro Positivo?

Podem participar pessoas físicas maiores de 18 anos ou emancipadas e pessoas jurídicas.

5 – Como participo do Cadastro Positivo?

Existem três formas de aderir ao Cadastro Positivo:

1) Online, caso você tenha Certificado Digital (e-CPF ou e-CNPJ), entrando na aba “Cadastre-se Aqui”, selecione a opção “Online com Certificado Digital”.

2) Nos postos de atendimento do SPC Brasil, acesse a aba “Cadastre-se Aqui”, selecione a opção “Pessoalmente nos postos de atendimento do SPC” e encontre a unidade mais próxima.

3) Enviando sua adesão preenchida e assinada por correio. Acesse a aba “Cadastre-se aqui”, selecione a opção “Por Correio” e siga os procedimentos.

6 – Quais são os direitos de quem aderiu ao Cadastro Positivo?

Dentre outros direitos previstos na Lei 12.414/11, regulamentada pelo Decreto 7.829/12, podemos ressaltar os seguintes direitos:

Acesso gratuito a todas as informações existentes a seu respeito no banco de dados do Cadastro Positivo, no momento da solicitação, inclusive o seu histórico de crédito;

Solicitar o compartilhamento das informações do seu cadastro com outros bancos de dados a qualquer momento;

Solicitar a correção ou cancelamento de qualquer informação erroneamente contida no sistema;

Conhecer os principais critérios considerados para análise de crédito, resguardado o segredo empresarial;

Solicitar o cancelamento do seu Cadastro Positivo SPC Brasil a qualquer momento.

7 – Como minhas informações do Cadastro Positivo serão utilizadas?

As informações disponibilizadas no Cadastro Positivo somente poderão ser utilizadas para a realização de análise de crédito do consumidor; ou subsidiar a concessão ou extensão de crédito e a realização de venda a prazo ou outras transações comerciais.

8 – Minhas informações do Cadastro Positivo podem ser utilizadas com outra finalidade, que não a de análise de crédito?

Não. Ao autorizar a abertura do seu Cadastro Positivo você não estará permitindo o uso dos seus dados para promoções, e-mails marketing, disparo de SMS entre outros.

9 – Existe alguma lei que regulamenta o Cadastro Positivo?

Sim. É a Lei nº 12.414/11, regulamentada pelo Decreto nº 7.829/12.

10 – Quem gerencia o Cadastro Positivo? O Governo?

Não. Quem administra o Cadastro Positivo são empresas privadas classificadas como banco de dados, como o SPC Brasil.

11 – Como corrijo meus dados cadastrais do Cadastro Positivo?

Há duas formas de corrigir seus dados cadastrais, como telefone, endereço e e-mail.

1) Via SAC pelo telefone (11) 3549-6800, selecionando a opção 1 – consumidor e novamente 1 – Cadastro Positivo.

2) Pessoalmente em um posto de atendimento do SPC Brasil. Vá em “Cadastre-se aqui”, clique em “Pessoalmente nos Postos de Atendimento do SPC Brasil” e procure a unidade mais próxima.

12 – Caso minhas informações de pagamento estejam incorretas como faço para solicitar a correção?

O consumidor deve entrar em contato com o SAC pelo telefone (11) 3549-6800, selecionando a opção 1 – consumidor e novamente 1 – Cadastro Positivo e solicitar a impugnação das informações erradas em seu cadastro.

13 – Quais são os benefícios do Cadastro Positivo?

Ajudar na análise de crédito mais completa dos consumidores, pessoas físicas e jurídicas, cadastrados. Essa análise poderá permitir o acesso ao crédito e melhores condições comerciais.

14 – Quais são as desvantagens do Cadastro Positivo para o consumidor?

O Cadastro Positivo foi criado para auxiliar as relações de crédito entre empresa e consumidor. Não há desvantagens uma vez que a própria informação é positiva e a liberdade de participar ou não, é do próprio consumidor.

15 – Que tipo de compra é disponibilizado no Cadastro Positivo?

Constarão no histórico de pagamento informações de financiamentos, empréstimos, compras a prazo e despesas com o fornecimento de água, esgoto, luz, gás, telefone (exceto modalidade pós-pago), assistência médica, odontológica, internet, TV por assinatura, escolas, administradoras de cartões e instituições financeiras.

16 – Quais as informações que constarão no Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo terá as seguintes informações: valor total da compra, valor das parcelas, data dos vencimentos, data dos pagamentos, valor dos pagamentos e dados cadastrais do consumidor.

17 – Quais informações não poderão constar no Cadastro Positivo?

As informações que não estiverem vinculadas à análise de crédito ao consumidor, como quais compras foram realizadas com o empréstimo adquirido, qual a cor e modelo do carro financiado e etc. Bem como os dados de telefonia celular na modalidade pós-paga.

18 – Quem pode consultar minhas informações do Cadastro Positivo?

As informações sobre o consumidor constante no Cadastro Positivo somente poderão ser acessadas pelo próprio cadastrado ou por consulentes (instituições financeiras, lojistas e empresas em geral credenciadas no SPC Brasil) que com ele mantiverem ou pretenderem manter relação comercial ou creditícia.

19 – Como acesso meu Cadastro Positivo?

Clique na aba “Consulta Pessoal”, digite seu CPF e senha cadastrados. Caso não tenha senha cadastrada, entre em contato com o nosso SAC pelo telefone (11) 3549-6800, selecionando a opção 1 – Consumidor e novamente 1 – Cadastro Positivo.

20 – Qual é a principal diferença entre o Cadastro Negativo e o Cadastro Positivo?

O Cadastro Negativo é composto por informações referentes a compromissos financeiros que não foram pagos no tempo e modo estipulados. O Cadastro Positivo, por sua vez, é composto pelo histórico de pagamentos pertinentes às operações de crédito e obrigações de pagamento assumidas por consumidores, pessoa física ou pessoas jurídicas, portanto informações de adimplência.

21 – Por quanto tempo as informações podem permanecer no banco de dados do Cadastro Positivo?

As informações podem permanecer pelo período de até 15 (quinze) anos. Passado tal prazo, tais informações serão, de forma automática, excluídas.

22 – Quais lojas me darão desconto por estar no Cadastro Positivo?

A definição por beneficiar ou não o consumidor participante do Cadastro Positivo, compete às empresas com que você manterá relacionamento comercial

23 – Fiz meu cadastro no Newsletter, já estou participando do Cadastro Positivo?

Não, seu cadastro no Newsletter serve somente para receber notícias sobre o Cadastro Positivo.

24 – Finalizei a etapa de preenchimento do formulário de adesão do Cadastro Positivo de forma online e assim que cliquei em “Incluir” o site apresentou uma mensagem de erro impedindo a execução do Java, o que devo fazer?

É recomendável que o consumidor atualize a versão do Java, pois, sem a atualização do mesmo o sistema não tem como prosseguir com a leitura do Certificado Digital.

25 – Qual a importância de fornecer meu e-mail e telefone no pré-cadastro da adesão online ao Cadastro Positivo?

O e-mail é importante, pois através dele você receberá um link para continuar com o processo de adesão. O telefone é um importante dado, caso o consumidor precise ser localizado para retorno de alguma solicitação que ele tenha feito. Caso você queira realizar um Cadastro Positivo como pessoa física e da sua empresa, você deverá fornecer e-mails diferentes no pré-cadastro.