Faça seu Evento Conosco

 

Sicoob Empresarial

Degustação HSM

Código do Consumidor

CDL E BANCO CENTRAL DISCUTEM FALTA DE TROCO

Um dos problemas que afeta muito o dia a dia do comércio é a falta de...

VAREJO DEVE VOLTAR AO AZUL NESTE ANO

O Indicador de Confiança da Micro e Pequena Empresa (MPE) atingiu 49,0...

CONFIANÇA DA MICRO E PEQUENA EMPRESA CRESCE 2,1 PONTOS EM JULHO, MOSTRA INDICADOR DO SPC BRASIL E CNDL

O Indicador de Confiança da Micro e Pequena Empresa (MPE) atingiu 49,0...

SPC AVISA - MONITORE MOVIMENTAÇÃO OU CONSULTA EM SEU DOCUMENTO

Seja o primeiro a saber de qualquer alteração no seu CPF ou CNPJ. A solução perfeita para você que busca...

COMEÇAM TESTES DO ESOCIAL PARA EMPRESAS

A partir desta terça-feira (1º), as empresas brasileiras poderão acessar o...

PERCENTUAL DE FAMÍLIAS ENDIVIDADAS AUMENTA EM JULHO

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apurada...

MARANHÃO RECEBEU PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO VAREJO

O mês de junho foi marcado pela realização em São Luís, da primeira edição do Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), cujo objetivo é fortalecer o setor por meio de capacitação das lideranças e da proposição de políticas públicas.

A ação faz parte de convênio firmado entre a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae nacional). Juntas essas entidades estão buscando criar um ambiente favorável aos negócios do segmento varejista, a partir da oferta de condições que somente podem ser viabilizadas pelo setor público.

O presidente da CNDL, Honório Pinheiro diz que a articulação com o setor público pode criar vantagens competitivas para o varejo. “Nosso segmento possui valiosa participação na formação do PIB brasileiro e contribui de forma expressiva na geração de emprego e renda no País. É nítida a importância de se promover projetos e programas com foco no fortalecimento do segmento, que é formado em sua imensa maioria por micro e pequenas empresas”, destaca.

Diretores da CDL, lideranças lojistas de vários municípios maranhenses e representantes de outras entidades empresariais participaram do encontro, coordenado por técnicos da Fundação Cabral, que auxiliaram o grupo na identificação das principais demandas do varejo em cada região e na proposição de soluções, a partir das realidades vivenciadas por cada um.

O consultor Marcos Lima explicou que essa etapa é indispensável no processo de construção das propostas que serão apresentadas ao final do trabalho. “Em cada localidade o varejo tem necessidades específicas, por isso, precisamos coletar dados e receber o máximo possível de informações para termos o melhor mapeamento da realidade e prepararmos as linhas de atuação das CDLs”, afirma.

Para o presidente da CDL São Luís, Fábio Ribeiro, o PNDV coloca novos caminhos a serem trilhados pelo movimento lojista. “A atual gestão da CNDL prioriza o fortalecimento da atuação política das nossas entidades, e nesse contexto, as Federações e CDLs devem estar preparadas para serem interlocutoras eficientes. Só assim conseguiremos mudar pra melhor, o ambiente em que o varejo opera atualmente”, explica.

No conteúdo repassado às lideranças, a CNDL reforça a necessidade de capacitação para o conhecimento do ambiente político, o que exige integração entre as CDLs. “A realização desse evento no Maranhão possibilita que as CDLs tenham acesso a todas informações e possam padronizar seus processos de trabalho”, afirma a presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão, Socorro Noronha.

A aplicação do PNDV é feita em diferentes etapas que incluem a elaboração e disseminação de propostas de políticas públicas para o desenvolvimento do varejo; articulação junto aos atores políticos locais; propagação de ferramentas tecnológicas inovadoras e articulação do tema junto ao poder público local e qualificação de lideranças empresariais e dirigentes do Sistema CNDL.

Na primeira fase, realizada no Maranhão, as lideranças apontaram como essenciais a superação de deficiências em infraestrutura pública, a solução definitiva de questões como disciplinamento do comércio informal, mobilidade urbana e maiores investimentos em capacitação empresarial; além disto, foi evidenciada a necessidade de modernizar as leis trabalhistas.

Parceiros

                              

                                  

 

 

 

Consulta SPC Online

Certificado Digital

Relatório de Gestão 2016

Ceará Fashion Trace

2ª Via de Boleto

Boletim Eletrônico


Patrimônio Digital

Emissor NFC-e